Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Localizada em Bangu/RJ, a Escola de Dança Marta Bastos vem, há 20 anos, desenvolvendo um ensino que prioriza a qualidade e o diferencial artístico. Com aulas de Ballet Clássico, Jazz, Sapateado, Hip Hop , Dança de Salão e Zouk a programação é especializada e dividida por níveis e idade. Visando sempre a formação de profissionais qualificados e o desenvolvimento cultural dos alunos.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

UZINA – LABORATÓRIOS DE ARTES E CULTURA CURSOS E FICHAS DE INSCRIÇÃO

Imagem
AS INSCRIÇÕES SERÃO REALIZADAS PRESENCIALMENTE NA SECRETÁRIA DA UZINA – TÉRREO DO TEATRO ESCOLA SESC, NO PERIODO 01/03 a 22/03 NO HORÁRIO: 10H00 ÀS 12H00 E 14H00 ÀS 18H00. 
OS INTERESSADOS PODEM BAIXAR, PREENCHER E IMPRIMIR AS FICHAS DE INSCRIÇÃO E APENAS ENTREGÁ-LAS NO LOCAL ACIMA DETERMINADO, ASSINADAS E JUNTAMENTE COM CÓPIA DO DOCUMENTO DE IDENTIDADE.
NÃO SERÃO CONSIDERADAS FICHAS ENVIADAS POR EMAIL.

LABORATÓRIOS
ARTES CÊNICAS: TEATRO
 1.1)         TEATRO MUSICAL
O curso pretende colocar o aluno em situações nas quais o canto, a interpretação e a movimentação se unem para, ludicamente, contar uma história no teatro musical. Para chegar neste objetivo os alunos terão exercícios de interpretação baseados no trabalho da atriz, professora e diretora Viola Spolin além de técnicas de respiração e voz, e de expressão corporal baseado no trabalho de Laban.
 Ministrante: Reiner Tenente e Ana Bello
Reiner Tenente é ator cantor e sapateador formado em Artes Cênicas pela UNIRIO (bacharelado e licenciatura) e pós-graduando em “Preparação corporal nas artes cênicas” na Angel Vianna.
Anna Bello é atriz, cantora e flautista também, formada em artes cênicas pela UNIRIO (licenciatura) e ambos ministram o curso de teatro musical na UNIVERCIDADE.
 Dias e horários: segundas e quartas, das 15h às 17h30
Local: palco ou sala de dança
Carga horária: 57 horas
Vagas: 25
Público alvo: iniciante e iniciado 
Seleção: currículo / carta de intenção
Faixa etária: a partir de 16 anos.
http://www.4shared.com/office/4SaquP2d/TEATRO_MUSICAL_II_-2012.html
1.2)         CARACTERIZAÇÃO
 Curso prático que pretende analisar os conceitos de caracterização; a caracterização da personagem, a maquiagem teatral e as técnicas ligadas a essa arte.
 Ministrante: Rodrigo Reinoso
 É ator, visagista e um dos integrantes do grupo Teatro de Maquinaria. Estudou na escola de teatro de Martins Pena e é Graduando do Curso de Artes Cênicas – Bacharel em Interpretação na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Monitora as disciplinas de caracterização da UNIRIO e trabalha como assistente de Mona Magalhães na área de caracterização.
 Dias e horários: quartas, das 10h às 13h
Local: camarim (3º andar)
Carga horária: 33 horas
Vagas: 16
Público alvo: iniciante e iniciado
Seleção: carta de intenção
Faixa etária: a partir de 15 anos
 http://www.4shared.com/office/YOKeFPJg/cacterizao_II_2.html
1.3)         MOVIMENTO E CRIAÇÃO PARA CRIANÇAS
O curso propõe explorar as diversas possibilidades de movimentação corporal, incentivar a expressividade e a consciência corporal, a socialização e a musicalidade. Serão utilizados diversos recursos técnicos, desde psicomotricidade, a acrobacia, respiração, as danças, até atividades de improvisação e composição, apoiados na ludicidade e no trabalho coletivo.
Ministrante: Carla Strachmann
É pedagoga, psicomotricista e instrutora de movimento harmônico formada pelo Instituto Rio Abierto/Buenos Aires/RJ. Desde 1990, vem ministrando oficinas de movimento e criação para crianças e adultos.
Dias e horários: segundas, Turma 1 – 09h30 às 10h20 / Turma 2 – 10h30 às 11h30
Local: Sala de Dança (3º andar)
Carga horária: 12 horas
Vagas: Turma 1 – 10 vagas / Turma 2 – 20 vagas
Público alvo: infantil
Faixa etária: Turma1 – 05 a 08 anos / Turma 2 – 02 a 04 anos
http://www.4shared.com/office/-pjQuc9t/movimento_e_criana_para_criana.html
ARTES VISUAIS
1.4)         GRAFITTI III
Através do aprendizado de técnicas de desenho e grafitti, objetiva direcionar a criatividade e a vontade de se expressar dos jovens para a linguagem artística, despertando o gosto pela arte e conscientizando, também, sobre a importância da conservação de monumentos e espaços públicos da nossa cidade.
Ministrante: Airá O’Crespo
É MC e grafiteiro atuante em diferentes áreas, como Produção Cultural, Publicidade e Moda. Experiente no campo Audiovisual em clipes e filmes, além de reportagens e performances para canais nacionais e internacionais, especializando-se em Muralismo é atualmente o grafiteiro com pinturas em maiores dimensões na cidade. Experiente com Arte-Educação deu aula em instituições como o AfroReggael e participou da concepção de projetos para organizações como SESC, Red Bull, Instituto Invepar e Secretaria de Educação do Estado.
Dias e horários: sábados, das 14h às 18h
Local: 3º andar e área externa
Carga horária: 44 horas
Vagas: 15
Público alvo: iniciado 
Seleção: carta de intenção e currículo
Faixa etária: a partir de 15 anos
http://www.4shared.com/office/H4YODSm2/GRAFITTI_2012.html
MÚSICA
1.5)         CANTO
Estudo e desenvolvimento dos recursos da voz cantada, especialmente voltado para a realização de repertório de música popular. Desenvoltura corporal, técnica vocal, conhecimentos de teoria e percepção musical. Preparação de repertório. Encontros subdivididos em três momentos: estruturação musical, técnica vocal e prática musical.
Ministrante: Sérgio Sansão
Professor de Música da Escola SESC de Ensino Médio tem atuado também como cantor, regente, arranjador, diretor e produtor musical de diversos grupos, montagens, eventos, festivais e projetos artísticos.
Dias e horários: terças, das 14h às 15h30
Local: Sala de música
Carga horária: 17 horas
Vagas: 18
Público alvo: iniciante e iniciado
Seleção: carta de intenção e currículo
Faixa etária: a partir de 15 anos

http://www.4shared.com/office/q6oKqJ7I/canto_2012.html
1.6)         GAITA DIATÔNICA III
Mostrar de forma clara e simples como funciona a gaita diatônica, suas notas, técnicas usadas no instrumento, técnicas de respiração e exercícios.
Ministrante: Jefferson Gonçalves
Começou a carreira no início da década de 1990, seguindo por um caminho comum a muitos gaitistas – o blues. Fundou a banda Baseado em Blues e o trio acústico Blues Etc., gravou com artistas de diferentes gêneros e se consolidou como um dos mais completos nomes da gaita no país – inclusive representando o Brasil em encontros internacionais, como o da Sociedade para a Preservação e Avanço da Harmônica (SPAH), em 1998, em Detroit (EUA).
Dias e horários: quartas, das 14h às 17h
Local: 3º andar
Carga horária: 36 horas
Vagas: 6
Público alvo: iniciante e iniciado
Seleção: carta de intenção e currículo
Faixa etária: a partir de 15 anos
http://www.4shared.com/office/u_bo1dgS/gaita_diatnica_2012.html
1.7)         BATERIA III
Desenvolvimento dos conceitos e habilidades necessários ao processo de inclusão musical do aluno através do estudo da BATERIA, tornando-o apto a seguir com suas atividades musicais dentro e fora da escola e a usufruir de uma apreciação musical mais apurada.
Ministrante: Henrique Ludgero
Professor de Música da Escola SESC de Ensino Médio desde 2008, conta com mais de 20 anos de carreira como professor e músico profissional, com ampla experiência em gêneros musicais como o Rock, MPB e o Jazz. Estudou com os bateristas Guilherme Gonçalves, João Cortez e Élcio Cáfaro. Possui bacharelado em Música pela Universidade Estácio de Sá e licenciatura pela Universidade Cândido Mendes.
Dias e horários:
Segunda-feira: Turma1 – 14h45 às 15h35 e Turma 2 – 15h45 às 16h35
Terça-feira: Turma 3 – 13h45 às 14h35 e Turma 4 – 14h45 às 15h35
Local: sala de música
Carga horária: 12 horas
Vagas: 04
Público alvo: segunda-feira: iniciante e terça-feira: iniciado
Seleção: carta de intenção e currículo
Faixa etária: a partir de 15 anos

http://www.4shared.com/office/23ihwrue/bateria_2012.html
1.8)         PRATICA INTRUMENTAL E TEORIA MUSICAL: VIOLÃO E GUITARRA
Através do estudo dos aspectos relativos à prática instrumental em diversos gêneros musicais, os laboratórios promoverão a compreensão da música como linguagem e expressão, desenvolvendo assim a criatividade e criticidade na produção e apreciação musical.
Ministrante: Juan Pablo
Violonista e Guitarrista, com Bacharelado em Guitarra (estudou com Nelson Faria) e Licenciatura em Música, ambos cursados na Universidade Estácio de Sá (RJ). Integrou diversas formações de Música Brasileira e Jazz. Possui mais de 20 anos de experiência no ensino musical. Professor de Música da Escola SESC de Ensino Médio desde 2008.
Dias e horários:
Violão e guitarra – Segunda-feira: Turma 1 – 14h45 às 15h35 e Turma 2 – 15h45 às 16h35
Guitarra – Terça-feira: Turma 3 – 13h45 às 14h35 e Turma 4 – 14h45 às 15h35
Local: Sala de Música / Escola SESC de Ensino Médio
Carga horária: 12
Vagas: Segunda-feira: 08 vagas por turma / terça-feira: 04 vagas por turma
Público Alvo: segunda-feira: iniciante e terça-feira: iniciado
Seleção: carta de intenção e currículo
Faixa etária: a partir de 14 anos
http://www.4shared.com/office/5dx1Q0F5/violo_e_guitarra.html
1.9)         SAMBA
Ensino e aperfeiçoamento dos instrumentos de cordas e percussão voltados para o samba.
Ministrantes: Anderson Silva e Renato Toste
Anderson Silva é músico e professor, 36 anos, casado. Atua no cenário musical carioca desde 1991. Trabalha como professor desde 1989, se especializando em instrumentos de corda (violão, guitarra, cavaquinho, baixo, bandolim e viola caipira).
Renato Toste é músico de várias influências, atuante do cenário musical carioca desde 2000, já se apresentou com diversas bandas e cantores. Como professor atualmente ministra aulas de bateria e percussão na Elam – Escola Livre de Aprendizado Musical, em Jacarepaguá, no CMR – Centro Musical do Recreio, além de aulas particulares, já tendo trabalhado na Escola de Música Nota Jazz,em Duque de Caxias, e na Escola de Percussão do Império Serrano, em Madureira.
Dias e horários: Domingos das 11h00 às 12h30
Local: 3º andar
Carga horária: 17 horas
Vagas: 15 vagas
Publico Alvo: iniciado
Seleção: carta de intenção e currículo
Faixa etária: a partir de 15 anos
http://www.4shared.com/office/V9vmmK1X/samba_2012.html
CIRCO
1.10)       ACROBACIA AÉREA
A partir de exercícios propostos nos aparelhos afins, trabalharemos a técnica de acrobacia aérea e a criatividade, contribuindo na formação de pessoas mais livres, conscientes de si próprio, reverberando nas relações com o entorno.
Ministrante: Maria Angélica Gomes e Regina Oliveira
Maria Angélica Gomes é atriz, palhaça, trapezista, brincante,  bailarina afro. Integra o grupo Teatro de Anônimo desde sua fundação. É formada pela Escola de Teatro Martins Pena e pela Escola Nacional de Circo, tendo se  especializado  em números aéreos.
Regina Oliveira é atriz, acrobata aérea e palhaça. Integra o Teatro de Anônimo desde sua fundação desde 1986. Formada pela Escola Nacional de Circo, no ano de 1994 tendo se especializado números aéreos.
Dias e horários: terças e quintas, das 17h30min às 19h30min
Local: palco ou pilotis
Carga horária: 44 horas
Vagas: 13
Público alvo: iniciante e iniciado
Seleção: carta de intenção e teste prático no ínicio das aulas
Faixa etária: a partir de 15 anos
http://www.4shared.com/office/KJlNzrmf/acrobacia_area_2012.html
1.11)       MERGULHO NO CIRCO
É promover vivencias no universo do circo. Criar um espaço onde, além do desenvolvimento físico obtido pelos aparelhos circenses, a investigação possa contribuir para desdobramentos lúdicos, criativos e afetivos, e estabelecer uma ponte direta com o humor, nos jogos cênicos e improvisações, que busque influenciar a expressão e a comunicação dos participantes.
Ministrante: Fábio Freitas e Alê Bernnardos
Fábio Freitas é palhaço e trapezista. Integra o elenco do Teatro de Anônimo desde 2007. Teve sua formação iniciada no curso profissionalizante de ator da CAC- Casa das Artes Cênicas em 1992, e no curso técnico da Escola Nacional de Circo – RJ. Dentre os importantes nomes que também influenciaram a sua formação destaca as supervisões técnicas e oficinas de: Avner Eisenberg, Sue Morrison, Leris Colombaione e Lume teatro.
Alexandra Bernnardos é nascida numa tradicional família de circo e completou sua formação com o curso de Artes Circenses da ENC (Escola Nacional de Circo), se especializando nos aparelhos aéreos.  Como trapezista atuou nos Circos Hatari, Garcia, Molina e Circo do México. Continuou sua investigação artística nas Técnicas Aéreas com Nana Alves, com o grupo Teatro de Anônimo, e com Raquel Karro e na acrobacia de solo com a Intrépida Trupe. Atuou como acrobata em diversas minisséries e novelas e ainda integrou elencos de comissões de frente em desfiles de escola de samba do grupo especial do Rio de Janeiro.
 Dias e horários: domingos, das 14h às 18h
Local: palco, pilotis e terceiro andar
Carga horária: 44 horas
Vagas: 30
Público alvo: iniciante e iniciado
Seleção: carta de intenção
Faixa etária: a partir de 13 anos
http://www.4shared.com/office/3gFji20q/mergulho_no_circo_2012.html

COMUNICAÇÃO
 1.12)       LABORATÓRIO DE COMUNICAÇÃO POPULAR: JORNALISMO POPULAR
 É uma oficina propõe desenvolver um programa de jornalismo popular impresso e digital e contribuir para a construção de uma pedagogia social. Abordando várias questões relacionadas ao jornalismo em gera, seu papel na sociedade, a responsabilidade do jornalista e da mídia, os formatos e gêneros, os critérios de informação e da notícia. Ela também mostra a relação da publicidade da mídia e política de privacidade. Através dos materiais produzidos pelos alunos sobre questões da identidade, território e cultura. Visa construir um canal popular de comunicação ligando a Escola/ comunidade.
Ministrante: Alexandre Pessanha Telles
É jornalista formado na Universidade Gama Filho (1989), Rio de Janeiro, com especialização em Marketing na Fundação Getúlio Vargas, 2003. É coordenador especial de Educação Continuada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro desde 2008, atua como assessor de imprensa no Grupo Entrou Por Uma Porta. Faz parte da Escola LatinoAmericana de Comunicação Popular.
 Dias e horários: sábados das 14h30 às 16h30
Local: canto poético
Carga horária: 22 horas
Vagas: 30
Público alvo: iniciante e iniciado
Seleção: carta de intenção
Faixa etária: a partir de 15 anos
http://www.4shared.com/office/OXQGSO65/jornalismo_popular_2012.html
1.13)       LABORATÓRIO DE COMUNICAÇÃO POPULAR: FOTOGRAFIA E SENSIBILIZAÇÃO
 Curso de fotografia digital e desenvolvimento do olhar social, com a utilização de diferentes plataformas (cameras, celulares e web can). As imagens serão manipuladas por diferentes ferramentas digitais free. A partir de exercícios de construção de imagens, leituras de textos e vídeos serão estabelecidos debates sobre a importância do desenvolvimento de um posicionamento crítico diante das imagens vistas e realizadas, assim como, o despertar de uma consciência frente às ferramentas utilizadas para a criação da linguagem fotográfica. Realizaremos uma pesquisa fotografia social culminando em Exposição sobre ações comunitárias no bairro de Jacarepaguá.
Minitrante: Noélia Albuquerque
É fotojornalista e especialista em fotografia de cena para cinema. Realizou fotografia still para diversos longa metragens nacionais e vídeo documentários socioambientais. Graduada em Literatura com licenciatura plena, inicia uma pós- graduação em Literatura Infanto- juvenil pela Universidad de Cuyo, Argentina. Utiliza sua formação lecionando fotografia em mais de dez munícipios na região dos lagos do Rio de Janeiro, em comunidades Quilombolas no Maranhão e Indígenas no Ceará. Atualmente, pós-graduanda em Artes Cênicas na Universidade Estácio de Sá e aluna do curso de extensão Universidade das Quebradas, na UFRJ, ministra cursos de fotografia de cena na Cinédia Cena Criativa e atua como fotógrafa em diversas áreas sociais. Faz parte da Escola LatinoAmericana de Comunicação Popular.
Dias e horários: quintas, das 17h30 às 19h30
Local: canto poético
Carga horária: 22 horas
Vagas: 30
Público alvo: iniciante e iniciado
Seleção: carta de intenção
Faixa etária: a partir de 15 anos
http://www.4shared.com/office/FYyS-NDU/fotografia_e_sensibilizao_2012.html
1.14)       LABORATÓRIO DE COMUNICAÇÃO POPULAR: RADIO, TV E VÍDEO NA INTERNET
 A oficina visa interagir com a comunidade interna da escola e externa em todo o bairro de Jacarepaguá, aprofundando-as em alguns pontos, em especial, comunicação comunitária vs. indústria cultural e grande mídia; Criando uma Tv e rádio comunitária, baseada na imagem e identidade do territorio. Comunicação horizontal via Internet, blogues e interação; arte, ação política e comunicação; jornalismo comunitário e a comunidade e a ação individual.
Experimentaremos as técnicas de produção de tv e rádio alternativos de internet e veicularemos os progrmas pela Tv Comunitária do Rio de janeiro- Canal 6 NET. Onde utilizaremos diferentes plataformas como celulares e web can. Criaremos este canal de comunicação em stream para os jovens da Escola Sesc com o propósito de que eles sejam os produtores e gestores. Dias e horários: domingos, das 14h às 18h
Ministrante: Reinaldo Sant’ana
É bacharel e licenciado em História pela FAHUPE- 1990, licenciado em Artes Cênicas – Direção Teatral – Universidade do Rio de Janeiro. Participou ativamente de iniciativas, movimentos e projetos artísticos, culturais e sociais. Atualmente é atuante no Programa América Latina em debate da TV Comunitário do Rio de Janeiro, e faz parte da Escola Latino Americana de Comunicação Popular.
Local: sala 3º andar
Carga horária: 24 horas
Vagas: 30
Público alvo: iniciante e iniciado
Seleção: carta de intenção
Faixa etária: a partir de 13 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário